Dia da Criança Africana - Mais News

Dia da Criança Africana


Hoje, 16 de Junho é o Dia da Criança Africana


Este dia é considerado pelos grandes acontecimentos que surgiram nesta data. Em 16 de Junho de 1976 na África do Sul a população de raça negra manifestou-se reclamando os direitos da criança. Em 1991, a Organização de Unidade Africana escolheu o dia 16 de Junho para homenagear essas vítimas e para proteger as crianças do continente africano. 


O "Dia da Criança Africana" comemora a marcha de 1976 em Soweto, África do Sul, quando milhares de crianças e adolecentes em idade escolar foram às ruas para protestar contra a má qualidade da educação dos negros sob o regime do apartheid. Os jovens também marcharam para exigir que lhes fosse permitido estudar em suas línguas nativas. O regime ordenou disparos sobre os manifestantes, massacrando centenas de jovens. 


Nas duas semanas de confrontos que se seguiram, ficaram feridos mais de mil deles e pelo menos uma centena morreram. Para honrar sua memória, desde 1991, a data é celebrada no dia 16 de junho tanto pela Organização de Unidade Africana (OUA) como pelas Nações Unidas, para chamar a atenção para as condições de vida das crianças e dos jovens do continente. 




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (UNICEF) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.