Dia Nacional de Combate à Cefaléia - Mais News

Dia Nacional de Combate à Cefaléia


Hoje, 19 de Maio é o Dia Nacional de Combate à Cefaléia


O Dia Nacional de Combate à Cefaleia é comemorado em 19 de maio, sendo uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCE). A data tem o intuito de chamar a atenção da população para os diferentes tipos de dores de cabeça. 


Estima-se que a enxaqueca afeta 15% da população mundial em algum momento da vida e outros 2% sofrem com enxaqueca crônica, uma doença incapacitante, que pode interferir na qualidade de vida do indivíduo. No Brasil, mais de 30 milhões de pessoas sofrem com essa enfermidade. 


Segundo a médica Célia Roesler, vice-coordenadora do Departamento Científico de Cefaleia da Academia Brasileira de Neurologia “O diagnóstico da enxaqueca é realizado em uma consulta médica especializada, por meio de entrevista detalhada com o paciente, para saber qual a frequência, intensidade e os sintomas da cefaleia, já que não existe exame específico para detectar a doença. 


Após a consulta, inicia-se o tratamento à base de remédio prescrito pelo médico, que pode ser diário”. A enxaqueca pode e deve ser tratada de maneira preventiva. Mudanças de hábitos do paciente, técnicas de relaxamento, fisioterapia e psicoterapia são alguns dos tratamentos que apresentam bons resultados. Praticar atividade física, evitar estresse e dormir 8h por noite também ajuda a reduzir os quadros. Caso o tratamento com remédios seja necessário, ele pode ser feito de forma preventiva, sempre por recomendação médica e com a finalidade de diminuir a frequência das crises.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (CDI Salvador) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.