Dia Catarinense de Combate às Hepatites - Mais News

Dia Catarinense de Combate às Hepatites


Hoje, 19 de Maio é o Dia Catarinense de Combate às Hepatites


De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 325 milhões de pessoas no mundo vivem com infecção crônica causada pelos vírus da hepatite B ou C. Segundo dados do Ministério da Saúde, de 2000 a 2016 foram identificados no Brasil 66.196 óbitos por causas básicas e associadas às doenças virais dos tipos A, B, C e D. 


Desses, 1,7% foram associados ao tipo A, 21,4% ao B, 75,8% ao C e 1,1% ao D. Hepatite é um nome usado para designar qualquer inflamação no fígado, que pode ser aguda ou crônica. Na forma aguda, os sintomas incluem olhos amarelos, dores no corpo, moleza, falta de apetite, dor abdominal e um mal estar geral. A outra maneira de manifestação é a forma mais crônica e silenciosa. Nesses casos é difícil o paciente ter sintomas, que geralmente aparecem quando a doença já está em um estágio mais avançado, com uma cirrose, por exemplo.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (UOL) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.