Dia Nacional de Combate ao Glaucoma - Mais News

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma


Hoje, 26 de Maio é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma


Conscientizar a população em geral sobre a importância do diagnóstico precoce desta doença, que é considerada “silenciosa”, é um dos principais objetivos desta data. O glaucoma é uma doença que provoca a perda progressiva da visão, levando a total cegueira, quando não tratada precocemente. 


Por isso, o aconselhável é que as pessoas com mais de 40 anos façam exames oftalmológicos periódicos, com a finalidade de detectar sinais prematuros desta doença. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, estima-se que o glaucoma afete entre 1% e 2% da população com mais de 40 anos em todo o mundo, o que representaria cerca de 3 milhões de pessoas. 


Porém, a estimativa é que 65 milhões de pessoas tenham glaucoma, sendo esta doença a maior causadora da cegueira irreversível no mundo. No Brasil, esta data foi oficialmente instituída a partir do decreto de lei nº 10.456, de 13 de maio de 2002, que decretou a celebração anual do dia 26 de maio como Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. 


A Sociedade Brasileira de Glaucoma organiza anualmente a Semana Nacional de Combate ao Glaucoma, com a promoção de várias atividades e discussões mediáticas sobre o tema.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (HO Redentora) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.