Dia Mundial da Esclerose Múltipla - Mais News

Dia Mundial da Esclerose Múltipla


Hoje, 26 de Maio é o Dia Mundial da Esclerose Múltipla


Este dia começou a ser celebrado em 2009. Estima-se que existem 2,3 milhões de pessoas com esclerose múltipla em todo o mundo. A esclerose múltipla é uma doença auto-imune, degenerativa do sistema nervoso central, que afeta jovens adultos com idades entre os 20 e os 40 anos, mas sobretudo mulheres jovens. Afeta funções como a visão, a locomoção e o equilíbrio. 


A esclerose múltipla pode tornar-se incapacitante anos após o diagnóstico da doença. Os investigadores defendem que a doença é causada por uma combinação de fatores hereditários e ambientais: tabaco; fatores ambientais como a falta de exposição solar; fatores genéticos. 


Os sintomas desta doença variam muito, e dependem da localização da inflamação e da desmielinização no sistema nervoso central. Fadiga; Neurite ótica (inflamação do nervo ótico-nervo da visão); Perda da força muscular nos braços e pernas; Alterações da sensibilidade; Dor; Alterações urinárias e intestinais; Problemas sexuais; Equilíbrio/coordenação; Alterações cognitivas; Alteração de humor e depressão. Sabia que a esclerose múltipla é a principal causa de incapacidade jovem, a seguir aos incidentes.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Medical News Today) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.