Dia de recordação para todas as vítimas de guerra química - Mais News

Dia de recordação para todas as vítimas de guerra química


Hoje, 29 de Abril é o Dia de recordação para todas as vítimas de guerra química


Esta data é uma ocasião para chorar por aqueles que sofreram com essas armas desumanas e renovar nossa determinação em erradicá-las da face da Terra. Recordada no dia 29 de abril, a data foi incluída no calendário da ONU - Organização das Nações Unidas com o intuito de prestar homenagem às pessoas que morreram em guerras químicas, bem como para refletir sobre a importância da eliminação de armas não convencionais. 


Armas químicas são substâncias químicas utilizadas para atacar e fazer sofrer uma população civil ou um inimigo externo, primeira utilização de substâncias químicas como armas de uso militar foi registrado durante a primeira guerra mundial com a principal substância sendo o gás mostarda. 


Apesar de não ser considerada uma arma biológica, nuclear ou radiológica, ainda sim as armas químicas se enquadram como armas de destruição em massa e, por conta disso, em 1925 foi criado o protocolo de Genebra que impedia o uso delas em batalhas. 


Analisando a situação vivida por inúmeros civis e combatentes que tiveram suas vidas tiradas devido a utilização de armas químicas, observa-se a importância que tem as organizações internacionais que promovem a cooperação contra desastres humanitários.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Publika) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.