Dia Internacional contra a Corrupção - Mais News

Dia Internacional contra a Corrupção


Hoje, 09 de Dezembro é o Dia Internacional contra a Corrupção


A Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção foi assinada por diversos países em 9 de Dezembro de 2003, na cidade de Mérida, no México. 


A idéia central é fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo todo. A corrupção se caracteriza como o abuso de poder confiado a alguém para obtenção de ganho privado. A mais visível é a corrupção que envolve o poder público, que é a cooptação do bem público para fins particulares. 


Ou seja, em benefício de um ou uns, a sociedade é prejudicada pelos desvios gerados pela corrupção. As consequências desse abuso de poder (e não se trata apenas de poder público, mas o poder em qualquer instância e proporção) priva as pessoas de seus direitos sociais e econômicos, além de criar obstáculos ao progresso e desenvolvimento. Combater a corrupção necessariamente significa uma mudança cultural. 




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (TienPhong) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.