Descoberto fungo super resistente e letal no Brasil - Mais News

Descoberto fungo super resistente e letal no Brasil


Anvisa confirma identificação de fungo resistente e letal no Brasil

Após caso na Bahia, profissionais de saúde estão preocupados com surto


Em meio à pandemia de covid-19, uma nova preocupação para os profissionais de saúde. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária fez um alerta sobre a descoberta de um fungo super resistente a medicamentos e que leva à morte em 60% dos casos. 


Esse é um possível primeiro caso de Candida auris no país. O fungo estava no catéter de um paciente com covid-19 internado em um hospital particular em Salvador .


O infectologista Antônio Bandeira faz parte da Diretoria da Vigilância Epidemiológica da Bahia e destaca o que esse fungo pode causar no corpo humano.


Na semana passada, a equipe desconfiou após os sintomas do paciente. Após o resultado positivo, a equipe de saúde fez duas contraprovas, sendo uma delas no Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia e a outra na Universidade de São Paulo. Todas deram positivo. 


De acordo com a Vigilância Epidemiológica baiana, o paciente está se recuperando, sem risco de morrer por causa da Candida auris.


Como é difícil identificar em exames comuns e eliminar o fungo do ambiente contaminado, existe chance de ocorrer um surto da doença.


O fungo Candida auris foi identificado pela primeira vez em 2009, no ouvido de uma paciente no Japão. Depois, pesquisadores identificaram a contaminação na Índia, África do Sul, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos, Israel, Paquistão, Quênia, Kuwait, Reino Unido e Espanha.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Victor Ribeiro / Radioagencia Nacional
Foto: (FotoMontagem) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.