Dia do Museólogo - Mais News

Dia do Museólogo


Hoje, 18 de Dezembro é o Dia do Museólogo


A data foi instituída em 2004, para dedicar ao profissional da museologia, o objetivo é não só homenagear os museólogos, mas principalmente reconhecer a importância dessa profissão, a qual é regulamentada pela Lei n.º 7.287, de 18 de dezembro de 1984, e pelo Decreto 91.775 de 15 de outubro de 1985. 


Para ser um profissional dessa área é necessário formação acadêmica em Bacharelado ou Licenciatura Plena em Museologia, Mestrado ou Doutorado em Museologia ou possuir diploma de ensino superior e experiência comprovada de pelo menos 5 anos no âmbito da Museologia anteriores a promulgação da Lei n.º 7.287. 


Dentre outras funções, os museólogos organizam acervos, cuidam da sua conservação e coordenam exposições. São eles os responsáveis também por: Promover a preservação cultural e, assim, garantir o respeito e valorização da nossa identidade. Supervisionar, organizar e administrar museus, exposições e atividades que promovem a educação e a cultura. Conduzir estudos e pesquisas para ampliar informações do patrimônio museológico. Periciar e avaliar a autenticidade e o caráter histórico, científico ou artístico do acervo museológico.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (TETRAGON) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.