Saiba como justificar ausência na eleição - Mais News

Saiba como justificar ausência na eleição


Não conseguiu comparecer às urnas? Então você precisa justificar a ausência no primeiro turno das eleições municipais 2020 junto à Justiça Eleitoral. O prazo é de até 60 dias após a realização do pleito.


Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 23,14% dos eleitores não votaram no domingo (15).


É importante lembrar que o voto é obrigatório, e quem deixa de votar sem explicar o motivo fica sujeito a algumas penalidades, como ser impedido de tirar passaporte ou carteira de identidade, obter empréstimos, participar de concurso público e renovar matrícula no ensino oficial.


E como justificar? Uma opção é o aplicativo e-Título, que pode ser baixado gratuitamente na loja de aplicativos do seu celular. Essa ferramenta possui, inclusive, um sistema que consegue identificar se o eleitor de fato está fora do domicílio eleitoral. O e-Título apresentou falhas por motivos técnicos no primeiro turno, mas segue disponível aos eleitores.


Outra opção de justificativa, sem sair de casa, é o sistema Justifica, disponível na página do TSE na internet. Nele podem ser anexados o requerimento de justificativa do eleitor e a documentação que comprova a ausência no pleito (por exemplo: atestado médico ou bilhete de passagem). A tramitação do pedido pode ser consultada a qualquer momento.


O eleitor também pode entregar esses documentos em qualquer zona eleitoral ou enviá-los pelos Correios ao juiz da zona eleitoral em que está inscrito.


Quem deixar de comparecer no segundo turno das eleições municipais, marcado para o dia 29 deste mês, tem até 28 de janeiro de 2021 para apresentar a justificativa.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Bianca Paiva / Radioagencia Nacional
Foto: (Anasps) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.