Prova de vida: quem precisa fazer? - Mais News

Prova de vida: quem precisa fazer?


Mesmo com a medida suspensa pela pandemia, alguns aposentados devem realizar o procedimento. O INSS também está testando a prova de vida por biometria, saiba como fazer.


A prova de vida para aposentados continua suspensa em todo país. A medida foi tomada por conta da pandemia da covid-19 e vale até o dia 30 de setembro. Porém, quem estava com o benefício suspenso antes de março, mês que o Governo considera início da pandemia, deve realizar o procedimento para não perder de vez o benefício. É que de acordo com as regras do INSS, quem ficar mais de seis meses com o benefício suspenso pode ter a aposentadoria cancelada. Aí, o beneficiário só conseguirá reaver a aposentadoria quando as agências do INSS retomarem o atendimento presencial. 


Para realizar a prova de vida, o aposentado deve ir até o banco onde ele recebe o benefício e apresentar um documento original com foto. Aposentados com mais de 60 anos e que não podem sair de casa, podem enviar uma pessoa de confiança para fazer a prova. O INSS também está testando a prova de vida pelo celular. O aposentado deve mandar uma selfie para o INSS para provar que está vivo. 


O processo acontece com 500 mil aposentados selecionados pela Previdência, que usa a base de dados do Governo Federal, como a foto da carteira de motorista digital. 


Quem está participando do processo deve entrar no aplicativo de celular Meu INSS (Android / iOS) e clicar no ícone prova de vida. Depois é preciso acessar o aplicativo do Governo Federal, o MeuGov.br (Android / iOS), e autorizar a biometria. Após este processo, é preciso autorizar que o aplicativo use a câmera do celular. Na validação facial, o aposentado tira uma foto do rosto seguindo os comandos da tela. Depois, é preciso retornar ao aplicativo Meu INSS (Android / iOS) e confirmar a prova de vida. 


De acordo com a previdência, a previsão é que ainda neste ano, o procedimento seja liberado para todos os aposentados do país. 




Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Mais News / Henrique Carmo
Foto: Arquivo INSS / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.