Vítimas do ciclone podem retirar FGTS em Palhoça - Mais News

Vítimas do ciclone podem retirar FGTS em Palhoça


Cadastramento será realizado na Defesa Civil da cidade, mediante apresentação de documentação que comprove os danos do vendaval


A partir da próxima segunda-feira (24), vítimas do ciclone que atingiu a cidade nos dias 30 de junho e 1º de julho, poderão realizar um cadastramento para solicitar o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pela Caixa Econômica Federal. O "chamamento público" será realizado na Defesa Civil do município, no bairro Pagani, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 18h.


Os moradores do município comprovadamente afetados pelo vendaval, que em algumas localidades alcançou mais de cem quilômetros por hora, podem efetuar o cadastramento até 4 de setembro.


Para fazer a solicitação, as vítimas do fenômeno que ficou conhecido como “ciclone bomba”, devem indicar o nome e endereço completo, conforme consta no comprovante de residência. A Caixa exige, ainda, apresentação de cópia dos seguintes documentos: foto datada comprovando os danos causados ou documento fiscal referente à aquisição de materiais para recuperação até o 12º dia após o evento climático; Comprovante de residência em nome do solicitante. Caso o imóvel seja alugado, deve apresentar contrato de locação e/ou declaração do locador/proprietário, emitido nos últimos 120 dias; Documento de identificação, com foto.


Os primeiros danos, causados pelos ventos, que ultrapassaram a marca de cem quilômetros por hora, predominantemente do quadrante sul, foram registrados por volta das 16 horas de terça-feira, último dia de junho. À noite, o ciclone deu uma trégua, diminuindo a intensidade das rajadas, voltando a castigar a cidade a partir da madrugada de quarta-feira, primeiro de julho.


O relatório da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) apresentou registros de mais de 100 ocorrências diversas, causadas pelo vento. Citava que 16 colégios municipais sofreram destelhamento e quebra ou afundamento de forro, diretamente pela ação do vento ou em consequência de queda de árvores.


Posteriormente, ficou comprovado que o número de moradias danificadas era bem maior. O relatório final indica que 152 residências foram danificadas.


O mesmo documento da Compdec informava que a interrupção temporária do fornecimento de energia elétrica atingiu mais de 1.500 unidades consumidoras, afetando também serviços de telefonia e internet.



Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: PMP / Luiz Carlos B. Espíndola
Foto: Reinaldo Weigartner / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.