Dia em Memória e Tributo às Vítimas de Terrorismo - Mais News

Dia em Memória e Tributo às Vítimas de Terrorismo


Em Dia Internacional em Memória e Tributo às Vítimas de Terrorismo, secretário-geral da ONU pede que comunidade internacional trabalhe com parlamentos e governos para adotar legislação e estratégias nacionais de apoio a estas pessoas. 


O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que “é essencial” lembrar as vítimas do terrorismo e fazer mais para apoiá-las.


Neste 21 de agosto, as Nações Unidas marcam o Dia Internacional em Memória e Tributo às Vítimas de Terrorismo.   


Consequências  

Em mensagem, o chefe da ONU afirma que a data homenageia todas as pessoas que vítimas deste flagelo.  


Para ele, é preciso “apoiar aqueles que ainda sofrem e continuam a viver com as feridas físicas e psicológicas das atrocidades terroristas.”  


Guterres diz o impacto do terrorismo pode durar uma vida inteira e ter consequências em várias gerações.  


Ele lembrou que “memórias traumáticas não podem ser apagadas, mas é possível ajudar vítimas e sobreviventes buscando a verdade, a justiça e a reparação, ampliando suas vozes e defendendo seus direitos humanos.”  


Familiares  

Esta é a terceira vez que a ONU marca o Dia Internacional em Memória e Tributo às Vítimas de Terrorismo, estabelecido pela Assembleia Geral em 2018.  


Numa dessas comemorações, em Genebra, a ONU ouviu sobreviventes e familiares das vítimas.   


Mattia-Sélim Kanaan tinha apenas três semanas de vida quando perdeu o pai num atentado terrorista no Iraque.  


Mattia contou que cresceu com aversão a notícias sobre ataques terroristas porque elas o deixavam indignado e triste por outras famílias. Segundo ele, “terroristas não são corajosos e não têm coração, porque não há coragem em matar pessoas desarmadas.”  


O jovem contou ainda que, apesar da dor de ter crescido sem o pai, aprendeu “que a vida é mais forte do que qualquer coisa, inclusive bombas e ideologias fanáticas.”  


Pandemia  

Este ano, o Dia Internacional ocorre em meio enquanto à crise da Covid-19.    


Serviços vitais para as vítimas, como apoio psicossocial, foram interrompidos, atrasados ou encerrados, enquanto os governos concentram seus recursos no combate à pandemia.  


O secretário-geral disse ainda que “muitos tributos e comemorações foram cancelados ou transferidos para a internet, dificultando a capacidade das vítimas de encontrarem consolo e conforto.” 


Nunca esquecidos

Devido a essas restrições, o primeiro Congresso Global das Vítimas do Terrorismo das Nações Unidas também foi adiado para 2021.  


Para ajudar estas pessoas a reconstruir suas vidas, o secretário-geral afirmou que a comunidade internacional deve trabalhar com parlamentos e governos para adotar legislação e estratégias nacionais.  


O secretário-geral destacou ainda o “trabalho inestimável” das associações de vítimas e pediu que “aqueles que sofreram sejam sempre ouvidos e nunca esquecidos.”  



Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: ONU News
Foto: Eric Bridiers / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.