Vacina chinesa chega a SP e testes com voluntários devem começar nesta segunda, segundo governo - Mais News

Vacina chinesa chega a SP e testes com voluntários devem começar nesta segunda, segundo governo


Vacinas chegaram ao aeroporto de Cumbica nesta madrugada e doses foram levadas para o Instituto Butantan. O local é um dos 12 centros no país que conduzirão o estudo com 9 mil voluntários.

O Instituto Butantan acaba de lançar seu site sobre o estudo de fase 3 da vacina contra o coronavírus produzida pela Farmacêutica Sinovac e que será testada em profissionais de saúde da linha de frente no combate à pandemia, sob a coordenação do próprio Butantan. Uma parceria inédita foi firmada, que tirou o Brasil do fim da fila por uma vacina. 

“Provavelmente haverá várias gerações de vacinas contra a Covid-19”, diz Ricardo Palacios, diretor clínico do instituto Butantan. “A primeira geração, que temos de viabilizar o mais rapidamente possível, deverá atender uma emergência de saúde pública, para prevenir a doença, principalmente os casos graves, e evitar as hospitalizações”.

“É melhor termos uma vacina logo, ainda que com eficácia razoável, do que não ter nenhuma”, diz Maurício Zuma, diretor do Bio-Manguinhos. A seu ver, somente uma vacina – ou um medicamento eficaz, ainda não identificado ou formulado – poderia tranquilizar o mundo nesse momento, ainda que a expectativa gerada pelo noticiário tenha sido pouco fundamentada na realidade da produção de conhecimento científico e tecnológico: “Pode parecer que a vacina está próxima, mas dificilmente teremos alguma antes do próximo ano”. Além disso, ele acrescenta, “mesmo as formulações com certo potencial, que já entraram em testes clínicos, podem, a qualquer momento, mostrar que não são eficazes”.

O processo de testagem se inicia nesta segunda (20) nos centros de pesquisa. Na capital paulista, são três centros selecionados: o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), o Instituto de Infectologia Emílio Ribas e o Hospital Israelita Albert Einstein. Ainda no Estado de São Paulo, participarão a Universidade Municipal de São Caetano do Sul, o Hospital das Clínicas da Unicamp (Campinas), a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.

As pesquisas serão realizadas, ainda, na Universidade de Brasília (UnB); no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro; no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos da Universidade Federal de Minas Gerais; no Hospital São Lucas da PUC do Rio Grande do Sul e no Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná.



Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Instituto Butantan / Governo SP
Foto: Governo SP / Divulgação



____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.