Pandemia mostra utilidade de pagamentos eletrônicos para pessoas de baixa renda - Mais News

Pandemia mostra utilidade de pagamentos eletrônicos para pessoas de baixa renda


Artigo do Fundo Monetário Internacional, FMI, diz que programas de transferência de renda beneficia cidadãos de países como Nigéria, Arábia Saudita, Equador, Malásia e Peru; e que após Covid-19, países devem pensar em estratégia a longo prazo desses serviços.

Milhões de trabalhadores do setor informal estão sendo beneficiados, em várias partes do mundo, por programas de assistência e transferência de renda durante o fechamento econômico causado pela crise da Covid-19.

Com as medidas de combate à doença, muitas pessoas em países de baixa renda ficaram sem sua fonte principal de sustento. 

Tecnologia
Por isso, vários governos tiveram que utilizar as chamadas fintechs, empresas de serviço financeiro inteiramente digitais, que usam a tecnologia móvel para transferências e pagamentos.

Num artigo, divulgado em sua página na internet, o Fundo Monetário Internacional, FMI, relatou a experiência do Togo. A nação do oeste da África conseguiu levar apoio financeiro, em duas semanas, a 500 mil pessoas utilizando apenas telefones celulares. O mesmo ocorre em Marrocos, Equador, Peru, Nigéria e Arábia Saudita.

Segundo o FMI, cerca de 30% das medidas adotadas para socorrer os cidadãos afetados pela pandemia baseiam-se em transferências de renda. O órgão internacional informa que o mundo conta com 228 empresas de dinheiro móvel para cada 100 mil adultos. A média de caixas eletrônicos e bancos para esse mesmo grupo é de 44.

Áreas rurais
Esse tipo de transferência também facilita àqueles cidadãos em áreas rurais ou os que não têm uma conta bancária. Em todo o mundo, 1,7 bilhão de pessoas não têm acesso formal a instituições financeiras.

O FMI conta que após a pandemia, o Equador dobrou em apenas 15 dias, o número de agentes licenciados no país, para fazer essas transações.  Já a Nigéria formalizou parcerias com operadoras de celulares para encontrar os trabalhadores informais. 

Na Arábia Saudita, o governo reduziu o preço das tarifas para esse tipo de pagamento. Mas o FMI alerta que esses serviços não estão livres de riscos e crimes por parte de ladrões e fraudadores na internet. 

Numa estratégia a longo prazo, a instituição financeira recomenda aos governos adotar um programa de transferência de renda móvel que atenda a todos de forma mais segura e sistemática.



Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: ONU News / Mônica Grayley
Foto: Banco Mundial / Simone D. McCourtie / Divulgação





____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.