Rombo no Seguro-defeso - Mais News
Hoje é

Rombo no Seguro-defeso


Um estudo divulgado pelo Ipea aponta rombo bilionário no pagamento do seguro-defeso, o o seguro-desemprego do pescador artesanal.


Esse benefício garante um salário mínimo a pescadores durante o período em que a prática da pesca é proibida.


De acordo com o estudo, houve falhas graves na gestão do benefício, e até R$ 9 bilhões podem ter sido pagos de maneira indevida no período entre 2013 e 2024.


Cerca de 20,6% das parcelas pagas nesse período analisado foram a beneficiários que receberam mais parcelas do que o limite de quatro meses previsto nas regras do seguro – ou seja, uma em m cada 5 parcelas paga além do limite legal.


Entre os principais problemas encontrados, para os pagamentos indevidos, estão inconsistências cadastrais e registros em municípios sem relação com a atividade pesqueira.


Com informações da agência Rádio 2



Por jornalista Márcio Batista
Foto: (Quangpraha/Pixabay) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.