O segredo de uma vida equilibrada - Mais News

O segredo de uma vida equilibrada


Cultivando a Temperança - Equilíbrio para uma Vida Plena


A temperança, virtude milenar, emerge como um farol nos caminhos da vida, guiando-nos pela senda da moderação e do domínio próprio. Definida como a qualidade de quem é moderado, esta virtude encontra eco nas palavras do apóstolo Paulo ao descrever o fruto do Espírito, onde a temperança figura como um dos pilares fundamentais.


A Bíblia, em Gálatas 5:22, nos revela: "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança". Neste contexto, a temperança não é apenas a moderação nos apetites físicos, mas também o domínio próprio que permeia todas as áreas da vida.


Ser temperante é agir com equilíbrio, seja nos gastos financeiros, no lazer, na alimentação ou mesmo nas paixões pessoais. Em um mundo de excessos, a temperança emerge como uma bússola confiável, alertando-nos sobre os riscos do descontrole.


A analogia da velocidade máxima em uma estrada ilustra de maneira clara essa verdade. Quando ultrapassamos os limites estabelecidos, estamos sujeitos a consequências graves. Assim também é em nossa jornada terrena; ultrapassar limites sem a temperança pode resultar em desafios imprevistos e até mesmo em danos irreparáveis.


Na vida cristã, a temperança se alinha com a chamada moderna de inteligência emocional. Ter domínio próprio significa não ceder às emoções descontroladas, mas agir com discernimento, paz e equilíbrio. A aplicação prática desse princípio é vital em situações desafiadoras, na construção de relacionamentos saudáveis e na promoção de uma saúde mental e física robusta.


Portanto, cultivar a temperança é mais do que um exercício de moderação; é uma escolha sábia para uma vida equilibrada e plena. Ao seguir os princípios da temperança, somos guiados pelo caminho da sabedoria, construindo não apenas uma existência equilibrada, mas também testemunhando os frutos do Espírito florescerem em nossas vidas.




Por jornalista Márcio Batista
Foto: (6335159/Pixabay) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.