Migração AM para FM - Mais News

Migração AM para FM


MCom autoriza outras sete rádios a migrarem da faixa AM para FM

Entre as emissoras contempladas está a Rádio Mais Alegria AM 1060 de Florianópolis


Mais sete rádios brasileiras passarão a operar com melhor qualidade de som e sem interferências. O Ministério das Comunicações (MCom) autorizou a migração de OM (ondas médias) para FM (frequência modulada) para estações das cidades de Florianópolis (SC), Arvorezinha (RS), Matelândia (PR), Machado (MG), Garanhuns (PE), além das paulistas Franca e São José do Rio Preto. Entre elas está a Rádio Mais Alegria AM 1060 de Florianópolis, que irá operar em 95.1 FM.


"A cada outorga concedida, chegamos mais perto da meta de migrar todas as rádios OM do país para operarem com a qualidade de FM, sem ruídos e chiados", lembra o secretário de Radiodifusão, Maximiliano Martinhão. O MCom está trabalhando para concluir a adequação das outorgas dessas entidades para o final de 2022, restando ainda cerca de 600 entidades para cumprir o objetivo.


Os serviços de Radiodifusão Sonora são divididos em AM (Amplitude Modulada) e FM (Frequência Modulada), sendo que a AM é subdividida em ondas médias (OM), curtas (OC) e tropicais (OT). O serviço que está em processo de migração é de Ondas Médias (OM) para FM.


PASSO A PASSO – O secretário destaca ainda que as entidades interessadas na migração devem estar com suas certidões regularizadas, além da necessidade de cumprir as exigências previstas na Portaria 127/2014. Para detalhar todas as etapas para conclusão do processo de migração, Martinhão aponta oito estágios:


1ª etapa: entrega de requerimento durante a sessão pública (concluída);

2ª etapa: estudo de viabilidade técnica feito pela Anatel (em andamento);

3ª etapa: habilitação jurídica;

4ª etapa: pagamento do preço da adaptação da outorga;

5ª etapa: assinatura do aditivo contratual;

6ª etapa: publicação do ato de radiofrequência (a entidade deve solicitar);

7ª etapa: licenciamento da estação (a entidade deve solicitar); e

8ª etapa: devolução de canal de OM à União em até 180 dias, para a faixa convencional (88 a 108 MHz), ou em até 5 anos, para a faixa estendida (76 a 88 MHz).


A modulação de amplitude, comumente chamada de AM, compreende as faixas 525 kHz a 1705 kHz, que contempla as Ondas Médias, e que são frequências consideradas baixas e sujeitas a interferências. Além do ganho de qualidade, a população dos municípios contemplados com a migração pode acompanhar a programação das estações preferidas por meio de aparelhos mais modernos, como tablets e smartphones, que já vêm adaptados para sintonizar em frequência modulada (FM).


Atualização da reportagem

A emissora entrou no ar na frequencia 95.1 FM no dia 22 de julho de 2022. 



Por jornalista Márcio Batista
Fonte: ACAERT
Foto: (Fotomontagem) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.