Teste de covid-19 pode ser deduzido - Mais News

Teste de covid-19 pode ser deduzido


Teste de covid-19 pode ser deduzido do Imposto de Renda


Assim como no ano anterior, exames realizados para detectar a covid-19 em hospitais, laboratórios e clínicas em 2021 podem ser declarados no Imposto de Renda deste ano como despesas de saúde.


No entanto, o contador Gilberto Eugênio Noronha alerta que não é todo o exame que será aceito para dedução no imposto.


Os gastos com testes e exames da covid devem ser relacionados no campo "Pagamentos Efetuados" no modelo completo do Imposto de Renda. Basta incluir o nome e CNPJ da empresa onde o exame foi realizado e o valor pago.


O contador explica ainda que a receita pode pedir a comprovação do gasto declarado. Por isso, é importante o contribuinte guardar os documentos por durante cinco anos.


 As despesas com saúde são 100% dedutíveis. Pelas regras em vigor, há limite de valor a ser declarado para abatimento de despesas médicas, ou seja, o contribuinte pode declarar todo o valor gasto e deduzir para no cálculo do valor devido.


O prazo de entrega da declaração do imposto de renda de 2022 deverá começar em março. Mas o calendário ainda não foi divulgado pela Receita.



Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Agência Brasília
Foto: (Frauke Riether por Pixabay) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.