Seca reduziu intensidade - Mais News

Seca reduziu intensidade


Seca reduziu intensidade em dez estados entre dezembro e janeiro


Dez estados brasileiros tiveram abrandamento da seca entre dezembro e janeiro. No Espírito Santo e Maranhão, o fenômeno deixou de ser registrado no último mês, mesma situação do Distrito Federal desde dezembro.


Por outro lado, segundo dados do Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, os três estados da região Sul tiveram uma intensificação da seca em janeiro, caso também do Mato Grosso do Sul.


Já em Alagoas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe, a severidade do fenômeno se manteve estável para o período.


A superintendente adjunta da Operações e Eventos Críticos da ANA, Ana Paula Fioreze, explica que, nos últimos meses, em parte significativa do território brasileiro, choveu acima da média, o que ajudou a recuar o fenômeno da seca nesses estados.


Por região do país, a maior severidade identificada pelo Monitor de Secas em janeiro foi no Sudeste, com 6% de seca excepcional, índice recorde na escala do monitoramento.


O Centro- Oeste teve a segunda maior severidade de janeiro. No Sul, houve agravamento do quadro, em virtude do fenômeno La Niña, mas menor que as duas regiões anteriores. E o Nordeste foi a única região a não ter registro de seca extrema ou excepcional no mês passado.


Ana Paula Fioreze, superintendente da ANA, ressalta os impactos a longo prazo nos estados que estão enfrentando o fenômeno da seca neste que é um período chuvoso.


Até o momento, da Região Norte, apenas o estado do Tocantins teve o monitoramento divulgado. Por lá, diminuíram as áreas sob influência da seca. 


*Com produção de Renato Lima.



Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Foto: (Portal Tratamento de Água) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.