Potencial pandêmico de vírus Nipah - Mais News

Potencial pandêmico de vírus Nipah


Potencial pandêmico de vírus Nipah alerta comunidade médica mundial

O vírus não é novo, mas recentemente causou a morte de um menino


A comunidade médica mundial observa com cuidado o vírus Nipah, que está sendo apontado pelos cientistas como um organismo com potencial pandêmico. O vírus não é novo, mas acendeu um alerta ao causar a morte de um menino de 12 anos no estado de Kerala, sul da Índia, no começo deste mês.


Antes de morrer, o jovem paciente indiano apresentou febre alta e, depois, inchaço cerebral. Autoridades do país asiático já isolaram 188 pessoas que tiveram contato físico com o menino.


O potencial pandêmico do vírus Nipah gerou um alerta da OMS, a Organização Mundial da Saúde. A infectologista Rita Medeiros, da Universidade Federal do Pará, explicou que, por enquanto, o parasita circula com mais facilidade entre morcegos frugívoros, ou seja, que se alimentam de frutas.


Um dos fatores que mais assustam a comunidade científica é a gravidade da doença causada pelo vírus Nipah. Metade das pessoas que se infectam pelo parasita desenvolvem quadros graves à saúde. A taxa de mortalidade, nesses casos, pode chegar a 75%.


Felizmente, a transmissibilidade do vírus Nipah entre as pessoas é baixa. No entanto, a infectologista Rita Medeiros explica que o parasita tem grandes chances de desenvolver mutações que o torne mais transmissível entre humanos.


Por enquanto, as pesquisas de vacinas e antivirais para o vírus Nipah ainda são escassas. A boa notícia é que o desenvolvimento desses produtos pode ser relativamente fácil, já que o organismo é da mesma família que outros vírus amplamente conhecidos pela comunidade científica.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Daniel Ito
Foto: () Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.