Dia da Ostra - Mais News

Dia da Ostra


Hoje, 05 de Agosto é o Dia da Ostra


A data é conhecida como Dia Nacional da Ostra nos Estados Unidos da América e como Dia Mundial da Ostra no resto do mundo. Neste dia, são servidas as mais variadas e deliciosas ostras a preços especiais nos espaços atentos à data. Também se realizam festivais de ostras por esta altura. 


Ostra é o nome comum atribuído a diferentes grupos de moluscos. A ostra é um molusco muito versátil. Enquanto algumas ostras não são consumidas pelos humanos (ostras pérola, por exemplo), outras são consumidas em cru ou cozidas. Sabia que a formação da pérola na ostra dá-se quando um parasita invade a ostra e esta liberta uma substância chamada madrepérola que se cristaliza sobre o invasor, impedindo-o de se reproduzir. Ao fim de 3 anos transforma-se em pérola. 


A forma da pérola depende do formato do invasor e a cor da saúde da pérola. As ostras têm um corpo muito mole, mas que está protegido por uma concha grandemente calcificada. Esta concha é fechada por músculos adutores muito fortes.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (malistonoysters) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.