Junho Vermelho - Mais News

Junho Vermelho


Junho Vermelho – Mês da campanha “Eu dou sangue”

Doação de sangue: vermelho é a cor da cidadania


As doações de sangue não podem parar. Com a crise gerada pelo coronavírus, os bancos de sangue sofrem queda nas doações. As estruturas dos locais de doação estão adequadas e preparadas para te receber.


Campanha Nacional de Doação de Sangue

Queremos fortalecer o hábito da doação de sangue no Brasil. Precisamos informar, tirar dúvidas e, assim, despertar uma atitude que salva vidas. 


Quem pode doar sangue?

Segundo a OMS é necessário cumprir alguns requisitos para você poder doar sangue. Confira algumas das principais dúvidas na hora de doar sangue.


Geral

Estar bem de saúde e ter entre 18 e 69 anos. Jovens a partir dos 16 anos já podem doar caso tenham autorização do responsável. O modelo estará disponível no hemocentro; Não estar em jejum; Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas; Pesar mais de 50kg; Não ter feito cirurgia de grande porte a menos de seis meses e de pequeno porte a menos de três meses; Não ter feito tratamento dentário a menos de 7 dias.


Saúde

Não estar grávida ou amamentando (mães que amamentam devem aguardar a criança completar 12 meses de vida); Em caso de parto normal, aguardar 3 meses; se cesariana, aguardar 6 meses; Não estar gripado ou ter tido febre nos últimos 7 dias; Não ter diabetes, cardiopatia e nem ter contraído hepatite após os 11 anos de idade. Caso tenha tomado vacina contra gripe, deve-se aguardar 48h; as demais vacinas com bactérias/vírus vivos, por exemplo sarampo e febre amarela, deve-se aguardar 4 semanas.


Comportamento

Não ter doado sangue a menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres); Não ter tido comportamento de risco para contaminação pelo HIV; Não ter ingerido álcool nas 12 horas antes da doação; Não ter feito uso de drogas injetáveis ilícitas; Não ter feito piercing, acupuntura ou tatuagem a menos de 12 meses; Não ter feito endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Saúde Abril e Santander
Foto: (ThitareeSarmkasat) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.