ONU pede fim ao conflito em Israel - Mais News

ONU pede fim ao conflito em Israel


Conselho de Segurança se reúne sobre violência em Gaza e Israel

Reunião deste domingo foi a primeira do Conselho realizada publicamente, após dois encontros fechados em sobre o tema este maio


Assuntos da ONU

Secretário-geral pede que autoridades “permitam que os esforços de mediação se intensifiquem e tenham sucesso”; cerca de 177 palestinos e 10 israelenses morreram nos últimos dias.


O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, considera “terríveis” os confrontos envolvendo Israel e a Faixa de Gaza e pediu o fim imediato dos combates.


Falando no Conselho de Segurança, neste domingo, o líder das Nações Unidas disse que a organização está “engajando ativamente todos os lados em direção a um cessar-fogo imediato”. Ele pediu que os envolvidos “permitam que os esforços de mediação se intensifiquem e tenham sucesso”.


Chamada

Guterres disse que os combates devem parar imediatamente. Ele enfatizou que foguetes e morteiros de um lado e bombardeios aéreos e de artilharia do outro devem cessar ao apelar a ambas as partes que escutem a chamada.


Na reunião, o coordenador especial para o Processo de Paz no Oriente Médio contou que  pelo menos 177 palestinos e 10 israelenses morreram nesses atos. Tor Wennesland realçou que estes dados preliminares mostram que esse número de vítimas já é muito alto.


Desde 10 de maio, autoridades israelenses revelaram que o movimento Hamas, a Jihad Islâmica Palestina e outras milícias lançaram mais de 2,9 mil foguetes e morteiros da Faixa de Gaza contra Israel. Mais de 250 pessoas ficaram feridas e 23 estão em estado grave.


Armas

Wennesland realça que a situação em Gaza piora a cada dia. Mais de 950 ataques de Israel foram registrados contra o que defendem ser alvos de milícias.


Entre os alvos estão fábricas e depósitos de armas, redes de túneis, instalações de treinamento do Hamas, quartéis e escritórios de inteligência e segurança, além de casas de importantes integrantes do Hamas e da Jihad Islâmica Palestina.


As vítimas incluem mais de 100 operativos desses grupos, incluindo comandantes seniores. Ele destacou que o número de civis mortos, incluindo crianças, continua a aumentar.


Abrigos

O saldo das vítimas em Gaza inclui mais de 34 mil deslocados. Aproximadamente 40 escolas servem agora como abrigos, com acesso limitado à água e sem cuidados de saúde ou alimentos.


Estes locais servem apenas para fins de proteção num contexto denso e fechado que torna Gaza ainda mais difícil para a busca de abrigo seguro para civis.


A reunião deste domingo foi a primeira do Conselho realizada publicamente, após os encontros fechados de 10 e 12 de maio. Além dos 15 Estados-membros participaram representantes de Israel e dos territórios palestinos, além de outras partes interessadas.


A atual onda de violência surgiu na sequência do aumento de tensões no final de abril em Jerusalém Oriental. Esses atos levaram a confrontos entre israelenses e palestinos em diferentes partes da cidade.


Em 7 de maio, a polícia israelense teve confrontos durante dias com palestinos na mesquita de Al Aqsa, como é conhecida pelos muçulmanos, ou Monte do Templo pelos judeus.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: ONU News
Foto: (Council on Foreign Relations) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.