Isenção de taxa do Enem - Mais News

Isenção de taxa do Enem


Enem 2021: candidatos podem solicitar isenção de taxa

Pedido pode ser feito até 28 de maio


A isenção da taxa de inscrição do Enem 2021 – o Exame Nacional do Ensino Médio - já pode ser solicitada a partir desta segunda-feira (17) até o dia 28 de maio.


Esse também é o prazo para apresentação de justificativa dos candidatos que conseguiram a isenção da taxa de inscrição no Enem 2020 e não realizaram as provas. 


É importante lembrar que os interessados em participar do Enem 2021, isentos ou não, devem fazer a inscrição para o exame, quando o edital for lançado.


Mesmo quem tiver a isenção da taxa aprovada, precisa se inscrever, já que só o deferimento da isenção não é garantia para participação nas provas.


Quem tiver o pedido negado pode se inscrever normalmente e pagar a taxa, dentro do período determinado.


Podem pedir a isenção da taxa candidatos que estejam cursando a última série do ensino médio no ano de 2021 em escola da rede pública; ou ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou ser bolsista integral na rede privada; além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; ou declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica. 


Para pedir a isenção e justificar a ausência na prova de 2020, basta acessar enem.inep.gov.br/partipante, digitar o CPF e a data de nascimento. É importante que os dados pessoais informados estejam iguais aos que estão cadastrados na Receita Federal.


Os participantes do Enem também podem pedir financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Beatriz Albuquerque / Radioagencia Nacional
Foto: (Fundação Vanzolini) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.