Dia da Língua Nacional - Mais News

Dia da Língua Nacional


Hoje, 21 de Maio é o Dia da Língua Nacional


A língua nacional é a língua falada num determinado território que, por refletir uma determinada herança étnico-cultural, representa um elemento caraterizador de uma consciência nacional e, nos casos mais evoluídos, é também suporte de uma expressão literária autônoma. 


Há línguas nacionais que coincidem com as línguas oficiais, e esse é o caso do português em Portugal. Mas há casos em que tal não acontece, uma vez que existem comunidades infraestaduais que também falam, ou só falam, outra língua, diferente da oficial. 


É o caso, por exemplo, do galego na Galiza, do basco no País Basco ou do catalão na Catalunha, Baleares e Comunidade Valenciana, em relação ao castelhano (vulgo espanhol), língua oficial de Espanha. O mesmo se passa com grande parte das línguas autóctones no espaço político-geográfico em que se expandiu a Lusofonia.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Blog de Assis Ramalho) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.