Dia Catarinense de Luta pela Reforma Agrária e Contra a Violência no Campo - Mais News

Dia Catarinense de Luta pela Reforma Agrária e Contra a Violência no Campo


Hoje, 25 de Maio é o Dia Catarinense de Luta pela Reforma Agrária e Contra a Violência no Campo 


O Estado de Santa Catarina tem sido apontado como modelo de implantação da Reforma Agrária no Brasil. Foi o que afirmou o ex-ministro Dante de Oliveira em Outubro de 1986, quando visitou o oeste catarinense: "Santa Catarina é um dos Estados mais adiantados do Plano Nacional de Reforma Agrária". 


Uma grande questão porém paira no ar: Como isto aconteceu? Foi por acaso que a Nova República se preocupou com a Reforma Agrária e atuou com tamanha eficiência? A Reforma Agrária foi uma das grandes promessas da Nova República que veio ao encontro dos trabalhadores. 


Milhares de agricultores se viram na proeminência de terem seus conflitos de terra resolvidos e finalmente poderem trabalhar para sua auto-sustentação. Porém, o debate em torno do PNRA logo comprovou o jogo de forças conservadoras contido na Nova República, frustrando esta esperança. A proposta inicial da Nova República de fazer democracia com a participação do povo foi logo substituída por fazê-la "para" e "no lugar" do povo.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Rede Brasil Atual) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.