Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária - Mais News

Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária


Hoje, 17 de Abril é o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária


A data relembra o massacre de Eldorado do Carajás, em 17 de abril de 1996, quando 19 trabalhadores sem-terra foram assassinados em ação da polícia do Pará, enquanto protestavam pela reforma agrária. Reforma agrária é a reorganização da estrutura fundiária com o objetivo de promover e proporcionar a redistribuição das propriedades rurais, ou seja, efetuar a distribuição da terra para realização de sua função social. 


No Brasil, segundo dados de 2017, sendo que o Índice de Gini no setor vai em 0.867 (quanto mais próximo de 1, mais desigual), com 50% dos estabelecimentos menores a ocuparem 2.3% do território agrícola, enquanto 1% ocupa 47.6%. O INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), que é o órgão governamental responsável pela gestão desses problemas. 




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Ukraine open for business) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.