Dia Mundial do Hemofílico e da Hemofilia - Mais News

Dia Mundial do Hemofílico e da Hemofilia


Hoje, 17 de Abril é o Dia Mundial do Hemofílico e da Hemofilia


Este dia foi criado para divulgar melhor a hemofilia e as suas implicações para quem sofre da doença, aumentado a conscientização da população em geral, reduzindo preconceitos e facilitando a luta pelos direitos dos hemofílicos. 


A data de 17 de Abril foi escolhida como homenagem a Frank Shnabel, fundador da Federação Mundial de Hemofilia, que nasceu nesse dia. O Dia Mundial do Hemofílico é comemorado atualmente em mais de 100 países em todo o mundo. 


No Brasil, existe também o Dia do Hemofílico, o qual é celebrado no dia 4 de janeiro. Hemofilia é uma doença genético-hereditária que se caracteriza por desordem no mecanismo de coagulação do sangue e manifesta-se quase exclusivamente no sexo masculino. 


Existem dois tipos de hemofilia: A e B. Os sintomas incluem muitos hematomas grandes ou profundos, dor nas articulações e inchaço, sangramento inexplicável e sangue na urina ou nas fezes. 


O tratamento é feito por meio do uso de medicamentos para melhorar a coagulação sanguínea. No entanto, o tratamento abrangente para a hemofilia refere-se ao conjunto de todos os serviços, informações e apoios que devem ser fornecidos à pessoa com hemofilia e aos seus familiares mais próximos.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (NPR) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.