Dia Nacional da Educação de Surdos - Mais News

Dia Nacional da Educação de Surdos


Hoje, 23 de Abril é o Dia Nacional da Educação de Surdos


Este dia, também conhecido como Dia Nacional do Deficiente Auditivo, tem como finalidade sensibilizar as pessoas para a situação das pessoas surdas e da sua linguagem em específico, sublinhando a necessidade de lutar por condições de vida, trabalho e educação mais apropriadas. 


No Brasil, o Instituto Imperial de Surdos-Mudos (atual INES) foi fundado no ano de 1857, criado por D. Pedro II. Esse instituto foi referência em toda a América Latina, recebendo pessoas surdas de famílias abastadas de todo o continente. De um ex-aluno desse instituto que surgiu o primeiro livro sobre a língua de sinais brasileira, o: “Iconographia dos Signaes dos Surdos-Mudos”. 


No Brasil, após a constituição de 1988, é que a ideia de inclusão escolar começa a tomar forma. Eventos como a Conferência Mundial de Educação para Todos, realizado em Jomtein/Tailândia em 1990, e a declaração de Salamanca, em 1994, são grandes influenciadores para as criações de leis de educação inclusiva, que resultaram nas leis mais importantes para a comunidade Surda brasileira: a lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002 e regulamentada pelo decreto 5626/2005. 


Elas foram responsáveis por trazer diversos avanços legislativos para a construção de uma educação que respeite as diferenças da pessoa Surda e que dê autonomia para que ela utilize seu idioma natural no Brasil – a Libras.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Cruz Azul) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.