Dia Mundial do Café - Mais News

Dia Mundial do Café


Hoje, 14 de Abril é o Dia Mundial do Café


A data homenageia uma das bebidas mais adoradas do mundo: o café! Seja ele carioca, pingado, cappuchino, americano ou expresso, o café é uma paixão mundial, sem dúvidas. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café - ABIC, o produto é consumido por 9 entre 10 brasileiros com mais de 15 anos. Atualmente, o Brasil é considerado o maior produtor e exportador de café do mundo, seguido do Vietnã e da Colômbia. 


O Dia Internacional do Café ainda não foi oficializado e também não existe um registro que conte a sua origem, no entanto, como o café é amado e consumido e m vários países pelo mundo, cada nação criou o seu Dia Nacional do Café.


No Brasil, o Dia Nacional do Café é comemorado em 24 de maio. De acordo com a Organização Internacional do Café, o país que mais consome café no mundo é a Finlândia. São 12 quilos do grão por habitante a cada ano. Outras nações nórdicas completam o pódio: em segundo lugar está a Noruega, com 9,9 kg per capita; em terceiro, a Islândia, com 9 kg. 


Os europeus, aliás, dominam o ranking. Dos 25 maiores consumidores mundiais da bebida, 21 pertencem ao velho continente. Apenas quatro não: Canadá, Estados Unidos, Líbano e Brasil. Por aqui, consumimos, em média, 5,8 kg por pessoa, por ano – o que nos coloca na 14ª posição. A contagem, vale dizer, não exclui crianças, que não costumam beber café, nem aqueles avessos à bebida. Levando isso em consideração, o consumo de quem, de fato, toma café pode ser ainda maior. 


Algumas curiosidades sobre o Café:
1. A borra do café funciona como um excelente adubo.
2. A borra do café também é ótima para tirar o mau cheiro da geladeira.
3. O café, quando consumido nas doses corretas (4 vezes ao dia), aumenta a capacidade de concentração.
4. A cafeína, nas quantidades certas, evita a depressão e o mau humor.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (FoodYas) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.