Dia do Técnico em Serviço de Saúde - Mais News

Dia do Técnico em Serviço de Saúde


Hoje, 14 de Abril é o Dia do Técnico em Serviço de Saúde


Os profissionais que dominam a arte de cuidar das pessoas são homenageados no dia 14 de abril, com o Dia do Técnico em Serviço de Saúde. A função, desde a antiguidade, está intimamente ligada à atuação do médico, atuando de forma complementar. 


Embora o enfermeiro, por uma questão cultural que remete aos primórdios da profissão, seja a primeira relação que se faz ao pensar no técnico em Serviço de Saúde, a área é ampla e abrange as mais variadas funções (veja lista abaixo). Os Técnicos em Saúde são responsáveis por vários procedimentos no atendimento à saúde, concorrendo na atenção integral ao paciente. 


No Brasil, tais profissões passaram a ser reconhecidas com a Constituição de 1937. A formação dos agentes de nível médio e elementar foi regulamentada a partir de 1971, graças à Reforma do Ensino de 1º e 2º graus, com habilitação plena e parcial. Integram o grupo de Técnicos em Serviço de Saúde as seguintes especialidades, Técnicos: em farmácia, em enfermagem, em nutrição, em radiologia, dentre outros profissionais técnicos tão importantes para que possamos viver melhor e mais saudáveis. 


Os técnicos em serviço de saúde cumprem um papel extremamente relevante nos cuidados de uma pessoa. Como se sabe, o corpo humano é um tanto complexo e cuidar do seu organismo não é uma tarefa simples. Seria inviável, por exemplo, que um médico conseguisse observar tudo o que é necessário solitariamente. 


Assim, o Dia do Técnico em Serviço de Saúde comemora justamente a atividade desses profissionais que, ao lado dos médicos, possibilitam que a tarefa de cuidar da saúde de determinada pessoa seja feita de forma mais segura.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Allied Health Professionals) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.