Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - Mais News

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios


Hoje, 18 de Abril é o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 


A data visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o patrimônio no mundo, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção. Neste dia decorrem várias iniciativas para celebrar a data, como visitas e entradas gratuitas nos monumentos. Ao longo da semana que integra este dia, também se realizam comemorações por todo o mundo, todos os anos com um novo tema. 


A data foi instituída a 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), uma organização internacional não governamental dedicada à conservação dos monumentos e sítios do mundo, aprovada pela UNESCO em 1983. Esta data comemorativa oferece a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do patrimônio e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, chamar a atenção para a sua vulnerabilidade. 


Representando um momento anual de celebração da diversidade patrimonial, pretende-se que o dia 18 de Abril funcione como um marco comemorativo do patrimônio nacional, mas que celebre, também, a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do patrimônio de todo o mundo.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (5giay) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.