Dia internacional do voo espacial humano - Mais News

Dia internacional do voo espacial humano


Hoje, 12 de Abril é o Dia internacional do voo espacial humano


Foi no dia 12 de abril de 1961 que o cosmonauta russo Yuri Gagarin, aos 27 anos, tornou-se no primeiro ser humano a orbitar o Planeta Terra, na nave Vostock I. O voo durou 108 minutos, até voltar à superfície terrestre. 


Este foi também o primeiro voo espacial do programa Vostok e o primeiro voo espacial tripulado na história. Um voo espacial tripulado é uma exploração espacial com ao menos um astronauta e possivelmente passageiros, em contraste com sondas espaciais robóticas ou missões espaciais não tripuladas controladas remotamente. 


A presença de humanos no espaço tem sido contínua, a bordo da Estação Espacial Internacional, desde 2001. O voo espacial orbital consistia em completar uma única órbita ao redor da Terra, num total de 169 quilómetros cumpridos. 


Gagarin saltou de pára-quedas, depois de se ejetar da cápsula a 7 km (23.000 pés) de altitude. Em plena Guerra Fria, a corrida ao espaço ganhou o seu expoente máximo em 1969, quando os EUA conseguiram colocar o primeiro ser humano na Lua – os 50 anos desse feito celebram-se este verão.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (1971yes) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.