Dia internacional de reflexão sobre o genocídio em Ruanda - Mais News

Dia internacional de reflexão sobre o genocídio em Ruanda


Hoje, 7 de Abril é o Dia internacional de reflexão sobre o genocídio em Ruanda


O genocídio em Ruanda foi o assassinato em massa de membros da etnia tutsi cometido por representantes da etnia hutu, ocorrido de 7 de abril de 1994 a 15 de julho de 1994. Os hutus também mataram hutus moderados e membros da etnia twa. Em 6 de abril de 1994, o presidente de Ruanda, o hutu Juvénal Habyarimana, é assassinado em pleno voo quando voltava da Tanzânia. Horas depois, a primeira-ministra ruandesa Agathe Uwilingiyimana seria morta por hutus da Guarda Presidencial. 


O atentado a Juvénal Habyarimana nunca ficou esclarecido, porém os hutus se aproveitaram e apontaram os tutsis como responsáveis. Assim, estes dois crimes foram o pretexto para que as milícias hutus mandassem mensagens pelo rádio, clamando à população hutu que eliminassem os tutsis. Os líderes das milícias prometiam aos assassinos as propriedade das vítimas e a impunidade. Deste modo, no dia 7 de abril de 1994, começa a caça aos tutsis em todo país. 


A violência foi indescritível e todo o tipo de brutalidade foi cometido contra tutsis e hutus moderados, que estavam contra a matança ou tentaram ajudar os tutsis. Calcula-se que cerca de 800.000 a um milhão de pessoas foram mortas em cem dias, o equivalente a 70% da população tutsi. A comunidade internacional se recusou a intervir no genocídio. Os Estados Unidos haviam se envolvido com a Somália e havia sido derrotado, por isso, não estavam dispostos a entrar em mais um conflito num país africano.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (james127network) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.