Dia Internacional das Lutas Camponesas - Mais News

Dia Internacional das Lutas Camponesas


Hoje, 17 de Abril é o Dia Internacional das Lutas Camponesas


A Via Campesina Internacional instituiu esta data como o Dia Internacional da Luta Camponesa, em memória dos Camponeses Sem Terra assassinados em 17 de abril de 1996, e, em solidariedade a todos os povos que hoje sofrem violenta repressão por suas lutas, chamamos a acender as velas da esperança e da justiça. 


É uma data para ações concretas de solidariedade com todos os povos oprimidos do mundo. A Via Campesina, organização presente em mais de 80 países, convoca as organizações membros, amigas e amigos e aliadas/os para unificar ações de luta em nível global; afirmando que só é possível ter Direitos Camponeses com Reforma Agrária e Justiça Social. 


A Via Campesina se mobiliza para uma real implementação nos territórios, e isso implica que os Estados garantam o acesso à terra, a proteção das sementes contra a comercialização e a paralisação dos despejos e mortes e a aplicação de medidas contra os agrotóxicos. Justiça social significa então que aqueles que alimentam o mundo vivem em condições dignas e em paz no campo, sem serem julgados por defenderem seus direitos e territórios. 


Nesse sentido, a urgência da Reforma Agrária, em um contexto de extrativismo e apropriação alarmante de terras, é estratégica, já que a ofensiva neoliberal em todo o mundo é acompanhada pela perda de direitos da classe trabalhadora e, consequentemente, do campesinato.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Steam) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.