Dia do Lojista de CD - Mais News

Dia do Lojista de CD


Hoje, 17 de Abril é o Dia do Lojista de CD


CD - abreviatura de Compact Disc, “disco compacto” em inglês - é um dos mais populares meios de armazenamento de dados digitais, principalmente de música comercializada. 


Um CD contém quatro camadas: a primeira consiste no rótulo, conhecida como camada adesiva; a segunda é uma camada de acrílico, que contém os dados propriamente ditos; a terceira é uma camada reflexiva composta de alumínio e, finalmente, uma quarta, chamada de camada plástica, feita de policarbonato. 


A cor prata que vemos no CD é o resultado da soma das camadas de gravação e reflexão. Foi inventado em 1979, e comercializado a partir de 1982. Antes símbolo de tecnologia e sinônimo de vendas milionárias, na atual era do Streaming, o CD já foi dado como "morto". 


Com mais de 35 anos no mercado, a indústria fonográfica acompanha o formato agonizar lentamente nas prateleiras enquanto serviços digitais, como Spotify, se tornam cada vez mais acessíveis. Porém, ainda há quem mantenha o hábito de comprar e ouvir CDs - logo, há também quem faça disso sua principal fonte de renda, estes são os vendedores de CDs. 


Este dia passa despercebido para quem ainda sobrevive da venda deste tipo de produto. O CD, assim como outras coisas antigas, o vinil e a fita K7, acabou virando 'cult'. Então essas coisas mais raras de se encontrar acabaram atraindo o público. 




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (freestocks) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.