Dia do Amigo - Mais News

Dia do Amigo


Hoje, 18 de Abril é o Dia do Amigo


Amigo é o nome que se dá a um indivíduo que mantém um relacionamento de afeto, consideração e respeito por outra pessoa. O amigo é aquele que possui uma grande afeição por uma ou mais pessoas, que é leal, que protege e faz o possível para ajudar sempre. 


O Dia do Amigo é comemorado em diferentes datas no Brasil. O dia 18 de abril é a data popular e não oficial (isto é, não estabelecida por lei) da comemoração do Dia do Amigo. Normalmente, nesta data é comum a troca de mensagens entre amigos, assim como presentes e a organização de eventos e atividades especiais, especialmente nas escolas, além do Dia Internacional do Amigo, em 20 de julho. 


O que seria da nossa vida sem os verdadeiros amigos? Amigo é aquele que podemos confiar e compartilhar vários momentos da nossa vida. O verdadeiro amigo é aquele que corrige você quando está tomando um rumo errado, orienta você no caminho certo, para o sucesso profissional e pessoal. Amigo verdadeiro é aquele que dá conselhos e corrobora com o ensino dos pais. 


Quando alguém lhe leva para caminhos tortuosos – da prostituição, vícios e desgraça – jamais é considerado um amigo, e sim, um oportunista e destruidor de sonhos, um genuíno inimigo, que vem para roubar projetos e suas conquistas, destruir e matar seus projetos e sonhos, e, finalmente, tirar definitivamente sua vida. 


Os verdadeiros amigos são poucos e devem ser tratados como pedras preciosas. Os verdadeiros amigos são como nossa segunda família. O sábio Salomão escreveu no livro sagrado, “O homem que tem muitos amigos, tem-nos para a sua ruína; mas há um amigo que é mais chegado do que um irmão” (Provérbios 18.24). 


Significa que existem dois tipos de amigos: aqueles que agem por interesse e aqueles que estão sempre dispostos a ajudar e não receber nada em troca. Portanto, existem amigos que são mais afetuosos e amáveis que familiares próximos, como irmãos de sangue, esses são bem raros. 


Há uma citação interessante do filósofo grego Cícero que diz: “Em tempos duvidosos, o amigo genuíno é conhecido”. Na Bíblia temos em Provérbios 17.17 algo semelhante: “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade”.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Homgardy) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.