Incerteza na economia cai pela terceira vez - Mais News

Incerteza na economia cai pela terceira vez


Indicador que mede incerteza na economia cai pela terceira vez seguida


O Indicador de Incerteza da Economia, medido pela Fundação Getúlio Vargas, recuou 9,2 pontos em fevereiro, para 128,2 pontos. 


Essa é a terceira queda consecutiva do indicador que, apesar disso, está 13 pontos acima do nível de fevereiro de 2020 - último mês antes do início das medidas de isolamento social decorrentes da pandemia de covid-19.


O indicador - que mede a incerteza da economia a partir de informações coletadas nos principais jornais do país e com base nas expectativas do mercado financeiro sobre variáveis macroeconômicas - tem dois componentes, e ambos recuaram em fevereiro.


O componente de mídia, baseado na frequência de notícias com menção à incerteza, caiu para 122,2 pontos (-6,1 pontos). Já o de expectativas, baseado nas previsões dos analistas econômicos para os 12 meses seguintes, recuou para 140,5 pontos (-18,2 pontos).


Estudos indicam que choques de incerteza podem gerar impactos negativos nas empresas e nas famílias, pois desmotivam investimentos, inibem a produção e também a propensão ao consumo. Além disso, o crescimento da incerteza na economia reduz a eficácia da política monetária. Resultados preliminares obtidos no Brasil mostram que aumentos na taxa de juros, por exemplo, têm efeito reduzido no controle da inflação em tempos de grande incerteza.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Tatiana Alves / Radioagencia Nacional
Foto: (TV Gazeta) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.