Dia Nacional de Atenção à Disfagia - Mais News

Dia Nacional de Atenção à Disfagia


Hoje, 20 de Março é o Dia Nacional de Atenção à Disfagia


Dificuldade para engolir alimentos ou líquidos que ocorre na garganta ou no esôfago e varia de um desconforto leve a um bloqueio total e doloroso. 


As causa mais comuns são: A dificuldade de engolir pode não ser causada por doenças subjacentes. Algumas causas comuns são pedaços grandes de comida, mastigação inadequada, boca seca, pílulas ou alimentos quentes demais. Também é difícil engolir ao falar, rir ou quando se está deitado. 


O tratamento da disfagia vai desde exercício para fortalecimento da musculatura orofacial, modificação nas consistências, volume e temperatura dos alimentos até mesmo cirurgia. O profissional capacitado para avaliar e reabilitar o processo de deglutição é o fonoaudiólogo. 


Em casos leves, o recomendável é seguir uma dieta pastosa, com carnes e legumes bem cozidos e picados, pães macios e sopas cremosas. Em grau de disfagia de leve à moderada, os alimentos precisam estar batidos, coados ou peneirados, formando uma preparação homogênea e espessa, como um purê ou mingau.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Medical News Today) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.