Consulado argentino em Chapecó - Mais News

Consulado argentino em Chapecó


Governo do Estado solicita abertura de consulado argentino em Chapecó ao embaixador Daniel Scioli


O Governo de Santa Catarina solicitou formalmente ao embaixador argentino no Brasil, Daniel Scioli, a abertura de um consulado do país vizinho na cidade de Chapecó, no Oeste do estado. 


O documento, assinado pela governadora Daniela Reinehr, foi entregue pelo chefe da Casa Civil, Ricardo Miranda Aversa, durante uma recepção oficial no quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Florianópolis, na tarde de quinta-feira, 19. 


O pedido atende a uma demanda das federações empresariais (Fiesc, Facisc e Fecomércio) e do município de Chapecó.


Ao embaixador argentino, a governadora Daniela Reinehr reafirmou o seu desejo de estreitamento das relações bilaterais. Ela colocou a estrutura do Estado à disposição em tudo o que for possível para o incremento das parcerias entre Santa Catarina e o país vizinho. 


“Temos o objetivo claro de promover o desenvolvimento econômico. Tratamos com o embaixador de assuntos muito importantes, como os corredores logísticos eficientes, as questões fronteiriças e as relações internacionais. Temos a certeza de que essa parceria é de extrema importância para o futuro de Santa Catarina”, afirmou a governadora, que participou da recepção por meio de webconferência por causa da Covid-19.


Pela manhã, Daniel Scioli e a sua comitiva também participaram de um evento na Federação das Indústrias (Fiesc). Ele classificou ambas as agendas como muito produtivas, com a criação de uma pauta de trabalho em áreas importantes como infraestrutura e turismo. 


“Foi um encontro muito positivo com as indústrias e o comércio. Quero agradecer à governadora pela hospitalidade a vontade de trabalhar Santa Catarina junto à Argentina. O Estado de Santa Catarina tem vantagens competitivas muito interessantes para nossos investidores, com sua infraestrutura e seus portos”, salientou Scioli.


Na visão do chefe da Casa Civil, Ricardo Miranda Aversa, a conversa com o embaixador argentino foi rápida, porém objetiva. Ele reforçou o desejo de aumentar a interlocução com o país vizinho. 


“Santa Catarina tem muito a oferecer, assim como a Argentina. Colocamos assuntos importantes, entre eles a abertura do consulado em Chapecó e a questão da aduana. Acredito que o embaixador saiu bastante impressionado e nossos objetivos para essa rodada de conversa foi plenamente atingido”.


Secretários apresentam ações de Governo

Durante a recepção oficial, os secretários de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, da Agricultura e Pesca, Ricardo de Gouvêa, de Assuntos Internacionais, Daniella Abreu, e o presidente da SCPar, Enio Parmeggiani, apresentaram ações do Governo do Estado com objetivo de facilitar o intercâmbio comercial entre os dois países. 


Uma das principais demandas apresentadas ao embaixador foi a efetivação da Rota do Milho, para trazer o produto do Paraguai para o Oeste catarinense, por meio da província argentina de Misiones. 




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Leonardo Gorges / Secom SC
Foto: (3dmitry) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.