Além disso, a realização da atividade foi baseada na metodologia proposta pela EnergyTreasureHunt, atividade desenvolvida pelo Departamento de Energia e a Agência de Proteção Ambiental do governo dos Estados Unidos da América. Dentro dessa ação, ocupantes dos dois edifícios (servidores da PMF), especialistas e a equipe do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável – CBCS, buscaram encontrar estratégias de eficiência de baixo e zero custo, e também identificar oportunidades de investimentos com altos retornos.
Como principal sugestão está a implantação de um setor que monitore, de forma integrada, o consumo energético dos edifícios municipais. Há oportunidades de maior eficiência, economias financeiras significativas, sinergias operacionais e ganhos que podem ser estabelecidos, o que economizaria mais de R$600 mil anualmente e demarcaria Florianópolis como uma cidade ambientalmente consciente.
As medidas que já podem ser tomadas em ambos os prédios incluem gerenciar a manutenção dos equipamentos de ar condicionado e o ajuste dos seus controles de temperatura, troca de iluminação para uso de LED com sensores e incentivar os usuários a serem mais conscientes sobre o consumo energético.
“A Prefeitura de Florianópolis com certeza será beneficiada por esses levantamentos e investirá em programas de eficiência energética, a exemplo da própria Secretaria de Educação, que participa do Programa de Eficiência Energética da CELESC”, afirma o superintendente de Assuntos Internacionais, Piter Santana.
Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: PMF
Foto: AS Soluções Ambientais e Engenharia / Divulgação
____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.