O estimado líder David Dong-Jin Cho parte para o descanso com o Senhor - Mais News

O estimado líder David Dong-Jin Cho parte para o descanso com o Senhor


O venerável líder da missão, Dr. David Dong-Jin Cho, partiu para com o Senhor, em 19 de junho de 2020 em sua casa na Coréia do Sul. Ele tinha 95 anos.

Seu legado permanecerá nos muitos missionários e missiólogos que ele influenciou, nas organizações e reuniões que fundou, nos livros e papéis que publicou e no Instituto Missiológico, nomeado em sua homenagem, que visa comemorar e estudar sua liderança como um grande defensor de missões.

Em 19 de dezembro de 1924, perto do rio Yalu, na fronteira da Coréia com a China, Cho Dong-Jin, que se tornaria conhecido como "Senhor Missão", entrou no mundo como o filho mais velho de um proeminente líder de resistência coreano contra o regime militar japonês, que havia ocupado a Coréia desde sua invasão em 1905 [1].

Relembrando sua adolescência, o Dr. Cho confessou: “Eu queria me tornar como meu pai e realizar algo grande para minha nação. No entanto, minha mãe orou para que eu me tornasse uma serva de Deus. Eu costumava me sentir rebelde, pensando 'quem pode me dedicar a Deus contra minha própria vontade?'”[2]. O que ele alcançou, não apenas por sua nação, mas por todas as nações excederia as realizações de seu venerável pai, trazendo grande honra à sua família e nação.

Chamado para servir
O Dr. Cho recebeu um chamado para servir a Deus em uma reunião de avivamento em 1945, uma experiência dramática que durou três dias. Depois de frequentar o seminário, o amadurecimento do Dr. Cho continuou no mundo real, com ele e sua família enfrentando experiências de guerra e quase morte durante seu serviço como pastor associado. Sua consciência do propósito de Deus para as nações cresceu em seu trabalho como editor-chefe da Christian Gazette interdenominacional, onde conseguiu entrevistar muitos ministros e missionários (locais e estrangeiros). A partir daí, sua paixão pela missiologia cresceu e foi formada estudando evangelismo e missões nos Estados Unidos. O Dr. Cho lembra que ele foi o primeiro não ocidental do mundo a estudar e se formar em missiologia [3].

Em 1968, depois de retornar a Seul para pastorear o que se tornaria uma igreja próspera, o Dr. Cho foi nomeado Diretor Geral inaugural da Missão Internacional da Coréia. Simultaneamente, a Escola Internacional de Missão também foi fundada sob sua liderança. Após a realização da primeira Consulta de Missões para toda a Ásia, em 1973, a Escola Internacional de Missões se expandiu para se tornar o Centro Leste-Oeste de Pesquisa e Desenvolvimento de Missões, para refletir o crescente interesse das organizações ocidentais em fazer parceria com o centro.

Conectando a Ásia e Além
Desde o final dos anos 60, as tentativas do Dr. Cho de vincular uma visão das missões asiáticas às agências ocidentais não progrediram facilmente. Indiferente, ele persistiu em seu chamado para mobilizar-se para missões da Ásia e, em 1971, fez várias viagens a vários países asiáticos, discutindo a possibilidade de convocar uma Consulta de Missões para toda a Ásia. A primeira consulta foi realizada em agosto de 1973, com a presença de alguns líderes de missão ocidentais de alto nível [4]. A partir dessa consulta, a Associação de Missões da Ásia se formou em agosto de 1975, com o Dr. Cho, de 50 anos, nomeado como o primeiro Secretário Geral [5]. A Associação de Missões da Ásia foi a primeira associação de missões regionais do mundo e inspirou a formação de muitas associações nacionais de missões no que é atualmente descrito nas missões como o “mundo majoritário”.

Na reunião inaugural da Associação de Missões da Ásia, em 1975, foi escrita a “Declaração de Seul sobre a missão cristã”. Representantes de dezesseis nações estavam presentes, uma mistura de Leste e Oeste, Norte e Sul, que refletia a paixão do Dr. Cho pela cooperação multinacional em missões globais. A Declaração fez um apelo a “... todas as sociedades missionárias evangélicas ocidentais ainda ativas na Ásia: não siga mais seu próprio caminho. Não competimos mais entre si e conosco. Coopere com a crescente liderança evangélica na Ásia. Vamos estabelecer uma frente unida do leste e oeste, norte e sul, para realizar a tarefa inacabada da missão cristã ”[6].

Embora muito tenha sido realizado nesse meio tempo, em muitos aspectos, esse chamado é tão recente hoje como há 45 anos.

Para todas as sociedades missionárias evangélicas ocidentais ainda ativas na Ásia: não siga mais o seu caminho.


Criando uma Comissão Missionária
Também em 1975, o Dr. Cho foi um líder-chave no estabelecimento da Comissão de Missões da Irmandade Evangélica Mundial (agora a Comissão de Missões da Aliança Evangélica Mundial). A pedido de Waldron Scott (Secretário Geral do WEF), o Dr. Cho juntou-se ao Dr. Wade Coggins (EUA), Ernest Oliver (Inglaterra) e Dr. Theodore Williams (Índia) no comitê de direção encarregado de formar uma comissão. O Dr. Cho organizou a reunião inaugural do MC em Seul em agosto de 1975, onde o Dr. Chun Chae Ok, a primeira mulher coreana a servir como missionária, foi apontado como o primeiro Diretor Executivo do MC [7].

A 13ª Convenção da AMA foi realizada em Chiang Mai, Tailândia, em novembro de 2019 [8], a primeira da qual o Dr. Cho não pôde participar. Continuando seu relacionamento de apoio mútuo com a AMA, a Comissão de Missões esteve bem representada, com Decio De Carvalho (vice-presidente do Conselho de Liderança Global do MC), Dr. Ashok Kumar (membro do Conselho de Liderança Global do MC), Wolfgang Büsing (diretor associado do MC no Jay Matenga (agora Diretor Executivo do MC) participando e apresentando trabalhos.

Conceber novos caminhos para missões
Tendo preparado o caminho para muitos que seguiriam, o Dr. Cho incentivou o desenvolvimento de envolvimento não ocidental na evangelização e missões mundiais, que cresceria rapidamente da década de 1980 até hoje. Ele foi um orador influente no Congresso Internacional de Evangelização Mundial de Lausanne, em 1974. Seu artigo, intitulado "Inovação da estrutura da missão para o novo mundo", enfatizou a necessidade de se afastar do que entendemos agora como "oeste para o mundo". descansar 'pensando. Hoje, é mais comum ver as missões como 'de todos os lugares para todos os lugares', em grande parte graças às fundações de visão de futuro estabelecidas pelo Dr. Cho.

Nos primeiros dias de tentativa de estabelecer o interesse das missões na Coréia e na Ásia, os esforços do Dr. Cho de formar parceria com a organização de missões ocidentais foram frustrados e rejeitados. No entanto, como visto acima, ele estava comprometido com a cooperação conjunta entre o Ocidente e o Oriente em missões. Dito isto, ele também não se cansou de encorajar perspectivas exclusivamente orientais na reflexão e missiologia de missões. Embora ele enfatizasse que sua preocupação era fortalecer a contribuição de missionários da Ásia, África e América Latina e não criar uma força anti-ocidental, na Convenção da AMA de 1982, ele chamou os missiologistas não ocidentais a se separarem das restrições da teologia e da prática ocidentais. ...

“Devemos remover com ousadia os obstáculos que dificultam as missões cristãs. Devemos remover todos os remanescentes da cultura ocidental, colonialismo ocidental, metodologia ocidental e pensamento ocidental da teologia, doutrina, igrejas, estruturas e métodos asiáticos asiáticos”. [9]

Para promover ainda mais a missiologia, metodologias e mecanismos de missões não ocidentais, o Dr. Cho foi fundamental no desenvolvimento da Associação de Missões do Terceiro Mundo em 1988, que se formou oficialmente no ano seguinte. Ele atuou como presidente dessa rede (desde então renomeado, "World Link Missions Association") até 1995.

Seu legado viverá nos muitos missionários e missiologistas que ele influenciou, nas organizações e reuniões que ele fundou, nos livros e papéis que publicou ...


Comprometidos com a unidade
O Dr. Cho nasceu em uma Coréia unificada e nunca perdeu o desejo de ver o Norte e o Sul reconciliados. Entre 1989 e 2000, ele visitou o Norte mais de vinte vezes em missões de paz e reconciliação, buscando abrir caminho para os ministérios cristãos servirem no Norte. Em 2000, seu ministério embaixador mudou para a Rússia, onde continuou sua paixão por promover estudos de missões não ocidentais, fundando o Instituto Russo de Desenvolvimento de Liderança Cristã em Moscou e formando o Sínodo de Moscou da Igreja de Cristo em 2002. Em setembro de 2003, 8 de A Convenção da AMA foi realizada em Moscou.

Foi também em Moscou que o Dr. Cho influenciou a formação da Sociedade Asiática de Missiologia. Oito estudiosos de missões participaram da reunião inaugural: Timothy Park, Greg Paek, Kwanja Park, Jin-Rag Son, Yong Joong Cho, Seung Oh An, Young-Ho Jang e David Hartono. O Dr. Timothy Park seria eleito como o primeiro presidente da ASM, assistido pelo Dr. David Hartono, que foi eleito como Vice-Presidente [10].

Fontes utilizadas:
[1] Boletim Internacional de Pesquisa Missionária. Vol. 33 No. 4, 2009 (p196-198)
[2] https://www.youtube.com/watch?v=3B0iNANfaWY
[3] Ver link no ponto 2
[4] Ver referência IMBR, ponto 1
[5] http : //davidcho.org/m/ama/
[6] http://www.asiamissions.net/declaration-seoul-1975-2/
[7] Ekström, B. 2019, de Seul a Kuala Lumpur: a jornada das missões da Comissão de Missão da Aliança Evangélica Mundial. São Paulo, Comissão de Missões da WEA
[8] http://www.asiamissions.net
[9] Cho, David J. 1986. A Terceira Força O Relatório Oficial da Terceira Convenção Trienal, Seul '82 da Associação de Missões da Ásia. Seul: Centro Leste-Oeste para Pesquisa e Desenvolvimento de Missões
[10] http://www.asiamissions.net/partners/asian-society-of-missiology/
[11] http://dcmi.asia


Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: God Reports / WEA Mission Commission
Foto: Dr Timothy Park / David J. Cho /  Damples Dulcero-Baclagon / Divulgação





____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.