Polícia orienta sobre golpes do PIX - Mais News

Polícia orienta sobre golpes do PIX


Polícia dá orientações para que vítimas do golpe do Pix possam recuperar o dinheiro perdido

Criminosos utilizam redes sociais, como WhatsApp e Instagram, para aplicar o golpe


A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) informa que aumenta a cada dia o número de denúncias de vítimas que perderam dinheiro com o “Golpe do Pix”. O delegado Antônio Rondon, titular da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), explica que os registros de ocorrência aumentaram por conta da era tecnológica, já que os golpistas utilizam redes sociais para aplicar o golpe.


“Hoje em dia, tudo é feito por meio da Internet. Todo mundo, por meio de um aparelho celular, consegue fazer transações. Hoje em dia, os principais crimes são: o falso perfil do WhatsApp, quando o golpista se utiliza de uma fotografia, seja de um parente ou de algum contato da vítima, se passando por aquela pessoa. Ou o hackeamento da página no Instagram”, informa.


No golpe do Instagram, os golpistas se passam por uma grande empresa solicitando atualização de dados cadastrais com  informações pessoais. Caso a vítima se recuse a passar, pedem que entre em contato clicando em um link. Dessa forma, é feito o hackeamento da conta.


“Sendo vítima de algum golpe, ou algum crime cibernético, você deve imediatamente registrar o boletim de ocorrência, que pode ser feito pela Internet através da delegacia virtual, ou em qualquer uma das delegacias existentes na capital”, explica o delegado. No interior, se a delegacia não puder iniciar a investigação, ela vai remeter esse boletim de ocorrência para a delegacia especializada em crimes cibernéticos.


Rafael Guazelli, advogado especialista em direito bancário, explica que também é necessário comunicar ao banco a ocorrência do golpe , informar o destinatário da operação e solicitar o bloqueio dos valores. De acordo com ele, ainda existe a possibilidade de devolução do valor. O Mecanismo Especial de Devolução (MED), exclusivo do Pix, foi criado para facilitar a devolução de valores em situações de fraude. O prazo é de 90 dias para as possíveis devoluções.


Como evitar o golpe do Pix?

O advogado alerta para as principais dicas para evitar cair no golpe do Pix. “Não utilize a internet pública para fazer pagamento de pix, porque como ela é aberta, pode ser que um golpista consiga capturar os seus dados. E se você tiver fazendo alguma transação de venda, confere na hora se o dinheiro caiu na sua conta, porque é muito comum aquele golpe do pix agendado”, alerta.


Outras dicas são não clicar em links desconhecidos, nunca informar senhas de contas e cartões; além de sempre desconfiar de pedidos de pix nas redes sociais.


Com informações do Brasil 61 / Nathália Ramos Guimarães




Por jornalista Márcio Batista
Foto: (Madartzgraphics/Pixabay) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.