Novo tratamento ao câncer no sangue - Mais News

Novo tratamento ao câncer no sangue


Novo tratamento pode curar 85% dos casos de câncer no sangue


Um novo tratamento contra o câncer no sangue pode fazer a doença desaparecer em 85% dos casos. O método usa células geneticamente modificadas, chamadas CAR-T, e teve os testes liberados nesta semana pela Anvisa.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou a Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto e o Instituto Butantan a fazerem o ensaio clínico aqui no país. Inicialmente, os testes são pra dois tipos específicos de câncer no sangue: a leucemia linfóide aguda e o linfoma, os dois do tipo B.


Os pacientes que vão participar do ensaio precisam ter um perfil específico definido pelos pesquisadores. Como explica o diretor científico do Hemocentro de Ribeirão Preto e coordenador do Centro de Terapia Celular da Universidade de São Paulo, Dimas Covas.


Segundo Dimas Covas, a tecnologia pra esse tratamento é totalmente nacional e a patente já foi solicitada. Além disso, a terapia pode ser considerada a mais avançada do mundo.


De acordo com Dimas Covas, os testes clínicos vão durar 1 ano. Mas, existe a expectativa de autorização da Anvisa pra uso no SUS antes do final do ensaio. O ensaio clínico deve começar em 30 dias em hospitais ligados à USP e à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.


Com informações Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional - Brasília




Por jornalista Márcio Batista
Foto: (Belova59/Pixabay) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.