Uso de máscaras em aeroportos e aviões - Mais News

Uso de máscaras em aeroportos e aviões



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade a flexibilização do uso de máscaras faciais em aeroportos e aeronaves durante a 2ª Reunião Ordinária Pública da Diretoria Colegiada (Dicol), realizada em 1º de março de 2023. 


A medida, que passa a ser uma recomendação e não mais uma obrigatoriedade, foi aprovada diante do cenário de redução de casos e óbitos por Covid-19 no Brasil e no mundo.


Para subsidiar a avaliação, a Anvisa elaborou uma nota técnica com dados epidemiológicos que demonstram a queda no número de novos casos da doença, tanto no cenário nacional como no internacional, além de apresentar dados sobre a cobertura vacinal da população brasileira. 


A medida de flexibilização está em consonância com orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), e dentro do escopo legal de atuação da Agência em pontos de entrada do país.


Serão revogados o artigo 3º-A e o inciso VI do artigo 13 da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 456/2020. No entanto, haverá a obrigatoriedade de fornecimento, por parte da tripulação, de máscaras faciais para casos suspeitos. 


As seguintes medidas continuarão em vigor no país: desembarque por fileiras, impedimento de viagens para casos confirmados de Covid-19, exigência de limpeza e desinfecção de ambientes e aparelhos de ar-condicionado e avisos sonoros sobre o uso de máscaras em aeroportos e aeronaves.


A Dicol informou que poderá rever a medida se for necessário. O diretor Daniel Meirelles Fernandes Pereira ressaltou que a Anvisa está comprometida com sua missão de proteger a saúde de todas as pessoas e adotará as ações necessárias nas situações de recrudescimento ou de arrefecimento da Covid-19, sempre com vistas à melhoria do bem-estar social da população brasileira e em prestígio da vida.


 


Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa
Foto: (IamgineArt) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.