Inteligência artificial ajuda na criação de PL - Mais News

Inteligência artificial ajuda na criação de PL


O deputado catarinense Matheus Cadorin (Novo) protocolou o primeiro projeto de lei feito com a ajuda de inteligência artificial na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC). 


O projeto de lei visa criar uma política pública para estimular a geração de energia limpa e renovável no estado.


A ideia do deputado foi usar uma plataforma de inteligência artificial para coletar e analisar dados sobre energia limpa e renovável, bem como informações sobre a legislação atual e as políticas públicas em vigor em outros estados. 


Com base nesses dados, a plataforma desenvolveu uma proposta de projeto de lei que foi refinada e ajustada pelo deputado e sua equipe.


O projeto de lei propõe a criação do Programa de Incentivo à Energia Renovável em Santa Catarina (PIER-SC), que prevê a implementação de medidas de incentivo e estímulo à geração de energia limpa e renovável no estado, como a criação de linhas de crédito especiais, a simplificação de processos burocráticos e a concessão de benefícios fiscais.


Esse é um exemplo interessante de como a inteligência artificial pode ser usada para ajudar na elaboração de políticas públicas e leis. 


No entanto, é importante lembrar que, apesar da ajuda da tecnologia, a decisão final sobre a aprovação do projeto de lei ainda cabe aos deputados da ALESC.



Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Agência ALESC
Foto: (Willyam Bradberry | Shutterstock) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.