Saúde lança curso sobre assistência odontológica - Mais News

Saúde lança curso sobre assistência odontológica


Saúde lança curso sobre assistência odontológica

Capacitação aborda diretriz e funcionamento da rede de Atenção à Saúde das pessoas com doenças crônicas


O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, desenvolveu capacitação para os profissionais inseridos na Rede de Atenção em Saúde Bucal, principalmente aqueles que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS), devido a grande parcela da população ser acometida por doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e suas complicações, com destaque para os agravos respiratórios nos últimos anos. O curso “Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT” está disponível na plataforma educacional UNA-SUS para capacitar cirurgiões-dentistas, técnicos em saúde bucal, auxiliares de saúde bucal e estudantes de odontologia.


A capacitação tem carga horária de 45 horas e aborda questões como os princípios, as diretrizes e o funcionamento da rede de Atenção à Saúde de pessoas com doenças crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O conteúdo detalha ainda o papel da odontologia na integralidade do cuidado com os pacientes, reforçando importância dos profissionais de saúde bucal na equipe de saúde, além de auxiliar os profissionais na identificação dos principais efeitos colaterais, agudos e crônicos, na cavidade bucal decorrentes do tratamento de doenças respiratórias crônicas.


A inscrição é gratuita e para acessar os serviços oferecidos pela UNA-SUS é necessário realizar o cadastro neste link. Após preencher os campos solicitados, uma mensagem será encaminhada para o e-mail informado. Basta clicar no link enviado e, em seguida, se inscrever no curso desejado.


O curso foi desenvolvido pelas Secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e da Atenção Primária à Saúde (Saps).


Assistência odontológica

As unidades básicas de saúde são a principal porta de acesso aos serviços do SUS, por estar mais próximo às pessoas, mais capilarizado e ter maior potencial de resolução. Atualmente, 150 milhões de brasileiros estão cadastrados e são acompanhados pelas equipes da APS e cerca de 80 milhões dos cadastrados contam também com serviços odontológicos gratuitos.


Atualmente, o Brasil possui 28 mil equipes de saúde bucal credenciadas que dão atendimento odontológico à população pelo SUS. O dentista e os demais profissionais de saúde bucal têm papel fundamental junto às Equipe de Saúde da Família no acolhimento e orientação de riscos e promoção de saúde dos indivíduos com DCNT.


Ofertas educacionais

A Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) foi criada pelo Ministério da Saúde em 2010. A proposta didático-pedagógica pressupõe uma aprendizagem ativa que possibilite ao estudante a facilidade de coordenar seus estudos, de acordo com seu tempo disponível, e as tecnologias a que tem acesso. A plataforma disponibiliza, no momento, 101 cursos.


A capacitação de profissionais da saúde é uma das prioridades da pasta. Esse trabalho é coordenado pela SGTES, que oferece outras duas plataformas para a qualificação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde: AVASUS e UniverSUS Brasil. Atualmente, estão abertas as inscrições para 406 cursos nos três ambientes virtuais de aprendizagem.


As ofertas educacionais são totalmente gratuitas e objetivam a qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais, dispondo de conteúdos com cientificidade, de forma a agregar conhecimento e contribuir para o aprimoramento dos serviços públicos de saúde.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Ministério da Saúde
Foto: (Morsa Images) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.