Dia internacional para a eliminação da violência sexual em conflitos - Mais News

Dia internacional para a eliminação da violência sexual em conflitos


Hoje, 19 de Junho é o Dia internacional para a eliminação da violência sexual em conflitos


A data foi estabelecida pela Assembleia Geral da ONU em 2015, com o objetivo de chamar a atenção para essa terrível, e por vezes invisível, realidade. O tema de reflexão escolhido pela ONU para esse ano foi “O impacto da COVID-19 nos sobreviventes de violência sexual relacionada a conflitos armados”. 


A violência sexual em situação de conflito armado inclui estupro, escravidão sexual, prostituição forçada, gravidez forçada, esterilização forçada e qualquer outra violência sexual de gravidade comparada, perpetrada contra mulheres, homens, meninas e meninos, que seja direta ou indiretamente ligada ao conflito armado. 


Em determinadas circunstâncias, essas condutas podem caracterizar crimes de guerra ou crimes contra a humanidade representando graves violações ao Direito Internacional Humanitário e ao Direito Internacional dos Direitos Humanos. 


Algumas iniciativas internacionais têm se debruçado sobre essa temática. Destacam-se ações do Reino Unido como o lançamento, em 2017, da segunda versão do Protocolo Internacional sobre a documentação e a investigação de violência sexual em conflito e o estabelecimento, desde 2012, de uma Iniciativa de Prevenção de Violência Sexual em Conflito (PSVI).




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (EU Neighbour) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.