Hoje, 27 de Junho é o Dia Internacional do Diabético
O número de pessoas com diabetes no Brasil cresceu mais de 61% nos últimos 10 anos e doença já atinge 8,9% da população brasileira, segundo o Ministério da Saúde. O termo “diabetes mellitus” (DM) refere-se a um transtorno metabólico de etiologias heterogêneas, caracterizado por hiperglicemia e distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, resultantes de defeitos da secreção e/ou da ação da insulina.
O DM vem aumentando sua importância pela sua crescente prevalência e habitualmente está associado à dislipidemia, à hipertensão arterial e à disfunção endotelial. É um problema de saúde considerado Condição Sensível à Atenção Primária a Saúde (APS), ou seja, evidências demonstram que o bom manejo deste problema por profissionais da desse nível de atenção evita hospitalizações e mortes por complicações cardiovasculares e cerebrovasculares.
O DM é responsável por cerca de 5% da taxa de internação por condições sensíveis à APS no Brasil, com tendência à queda nos últimos anos, provavelmente relacionada a expansão e organização desse nível de atenção no país e está entre os cinco principais problemas manejados pelo médico de família e comunidade.
Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Notícias 4Medic) Reprodução / Divulgação
____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.